quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

DRAMAS DA VIDA E RISOS QUE SALVAM...

Em 29 de novembro deste ano morreu Mario Monicelli, cineasta italiano, vítima de câncer de próstata que, impaciente em esperar a derradeira morte, abreviou o próprio final e se atirou do quinto andar do hospital em que estava internado em Roma, aos 95 anos de idade. Uma das características dos filmes de Monicelli era a crítica social aguda e o riso utilizado como recurso de denúncia e revelação daquilo que não “poderia” ser dito.
Na revista Época desta semana tem pequena nota falando deste peculiar gênio que, em entrevistas a outros órgãos de imprensa, definiu uma particularidade dos italianos que eu não entendia e até criticava, especialmente em mim, (descendente de italianos) obviamente antes dos cento e cinqüenta anos de terapia! Hoje é algo que considero definitivamente um meio de salvação, que é a capacidade de rir das próprias tragédias!
A disposição ou talento de rir dos nossos dramas, brincar com as próprias mazelas, pode nos trazer a dose exata de oxigênio para que não sufoquemos no desespero por uma solução que não virá, com a ansiedade elevada...ou pode ser a luz que não enxergaremos enquanto a cegueira nos impede de distinguir caminhos ou quando a raiva toma conta do nosso corpo ou o medo paralisa nossos órgãos...
O riso é remédio, no entanto, como diz a música cantada por Frejat, “que você saiba que rir é bom, mas que rir de tudo é desespero”...estou falando aqui do riso saudável, não do riso louco, maníaco, alienado, de quem está no caos e não percebe...mas de ter a consciência do que queremos das e para nossas vidas. Queremos ter saúde? Queremos uma família unida? Ser bem sucedidos e reconhecidos no trabalho? Amizades verdadeiras? Uma casa im-pe-ca-vel-men-te asseada e organizada? Nome limpo na “praça”? Filhos educados, felizes, saudáveis, com valores sólidos? Tempo livre para mim e minha família? Tempo para lazer? Roupas de grife? Carros do ano? Corpo sarado? Amor verdadeiro? Elevação espiritual...???
Dependendo da “lista” de prioridades daquilo que elejo para minha vida o grau de sofrimento varia...por exemplo...se no topo da minha lista está uma casa perfeitamente arrumada, meu filho pode estar em sofrimento porque não aprendeu o conteúdo daquela imensa prova de hoje, ou mesmo com um desconforto físico ou emocional que vou valorizar o sofá manchado ou a parede descascada e isso vai impor enorme desgaste a minha vida,porque na minha “lista” de prioridades está a casa...quem está lendo este texto pode estar se perguntando quem agiria assim, eu te respondo...muitas pessoas...que sofrem!!!


         Sim...porque viver assim causa enorme sofrimento! E esta não é uma escolha deliberada, são crenças que acabamos adquirindo desde tenra idade e padrões de comportamento que se formam em nossos núcleos familiares e vamos agindo assim, sem a menor percepção da pouquíssima qualidade que nossa vida tem!!! Viramos “escravos” de padrões transgeracionais e se não fizermos uma crítica acerca do nosso comportamento, corremos o risco de estar em sofrimento e de estar impondo sofrimento aos que nos cercam sem perceber isso!!!
Alienados do que queremos, vamos acreditando que o importante é ter uma casa com uma iluminação perfeita igual a da novela...ou a barriga e o bumbum da-que-la pessoa que idealizamos, cuja felicidade não conhecemos, mas imaginamos que seja completa e queremos para nós! Então, ao invés, de investirmos nosso preciosíssimo tempo na busca do que poderá nos tornar pessoas mais felizes e menos fragmentadas e ”falsificadas”, seguimos a cartilha alheia...que lástima!
Nosso roteiro é sempre mais original, embora, nem sempre nosso final possa ser um final feliz, como nos comerciais de margarina! Porém, será sempre o resultado daquilo que buscamos e construímos para nossas vidas...isso por si só, já é o resultado de uma obra perfeita, única, digna de nota e de muitos aplausos! Por que é nosso!!!
A vida, a cada dia é um novo começo... e essa frase, eu sei, não é original, já a vimos em muitos lugares, mas é belíssima! Não poderia deixar de colocá-la aqui, porque, além de bela, é verdadeira...
A vida, diferente das novelas, a cada dia, possibilita um novo roteiro, não precisamos fazer o mesmo que fizemos ontem! Somos livres! Podemos mudar nosso script a qualquer hora!!! Tudo pode ser feito de formas e jeitos diferentes...aquele abraço que ontem não demos...aquele sorriso que esquecemos...aquela bobagem que falamos...nada disso pode ser desfeito...entretanto, hoje podemos fazer diferente!
Acho que isso é o que  mais me emociona e me apaixona na psicologia...poder caminhar junto com as pessoas e mostrar que, a menos que o filme tenha chegado ao final, é sempre possível fazer diferente...e para isso, a gente pode começar olhando um pouco para as dores e vendo que, apesar de todas as tragédias, sempre encontraremos bons motivos para rir e brincar com nossas vidas, tornar mais leves nossos caminhos e quem sabe reeditar alguns capítulos de nossa história, tornando o drama mais à Monicelli...seja ele simples, ilegal, imoral, mas sempre  original...e como Monicelli, rir do cotidiano e se salvar com isso! É, o riso salva...

3 comentários:

  1. Gôria,estou MEGA orgulhosa de vc.Qdo.falo assim,ñ quer dizer de forma alguma,ausência de capacidade.É que qdo. ficamos um tempo logo,como nosso caso,afastadas,pareçe que o tempo se congelou ali, naquela vidinha e suas necessidades.E de repente,vejo vc. super mãe,profissional,escrevendo sobre a alma humana,e de uma maneira muito autoral.Parabéns de coração!Desejo que continues a trilhar esse caminho,p/ que mais pessoas possam usufruir desse conhecimento,e de alguma maneira,poderem sentir-se livres para viver melhor com suas angustias e ñ terem medo de abrir o "bauzinho"!!
    Bjs,
    Lela.

    ResponderExcluir
  2. Amadaaaa!!! Me sinto honrada com teu comentário...e de maneira nenhuma entenderia de outra forma, que não fosse uma fala sincera, saída da alma...sabemos quem somos e o que sentimos...sempre foi assim...desde que nos separamos, de forma "meio estranha", por essas coisas "da vida", nosso vínculo, por ser verdadeiro, foi preservado...obrigada, de verdade, pelo comentário carinhoso!!!
    Bjks!!!

    ResponderExcluir
  3. Queri,
    Encerro o ano feliz, com esse nosso resgate!E se a "vida nos separou de forma meio estranha"...Felizmente,temos o livre arbítrio para escolhermos quem vai e quem fica, de longe ou perto, para sempre nas nossas vidas!!!
    Desejo de alma, que vc. seja uma dessas que fique para sempre!
    com carinho!!

    ResponderExcluir