sexta-feira, 27 de agosto de 2010

DIA DO PSICÓLOGO: 27 DE AGOSTO

         Difícil tarefa é escolher uma profissão...dúvidas, pressões externas e, quase sempre a imaturidade presente, na faixa etária em que somos “convidados” a fazer isso...porém quando a profissão que escolhemos é aquela que tem a ver com a nossa “missão” e nos encontramos desempenhando o papel profissional, repletos de amor, então descobrimos: estamos plenos e acertamos integralmente na nossa escolha!!!
        Ser psicóloga, na minha concepção, é isso: acordar e saber que, a cada dia novos desafios chegarão. Mais pessoas trarão seus dramas e suas dores e, nós humildes e respeitosos, nos disponibilizaremos a trilhar juntos esse percurso e encontrar os melhores caminhos...
      Trabalhar com o Psicodrama faz com que essa “tarefa” seja inteiramente realizada, pois é uma teoria que parte do princípio que todo o ser humano tem enorme potencialidade para ser feliz e é com esse núcleo saudável que nos relacionamos a partir de então...trabalha-se com a saúde e não com a doença...identifica-se aspectos insatisfatótrios, mas é com a possbilidade de ressignificar eventos e "fazer diferente" que vamos focar a busca...
       O Psicodrama é chamado por alguns autores de “psicoterapia da relação”. Sabe-se que o desenvolvimento e sucesso do processo terapêutico somente ocorrerá se houver, verdadeiramente, um vínculo, uma relação entre os envolvidos, onde há entrega entre aquelas pessoas que ali estão: o paciente buscando respostas, alívio para suas angústias e o terapeuta disponível afetivamente. O psicólogo valendo-se de técnicas, métodos, conhecimentos e, principalmente, da capacidade que deve ter de se deslocar do “seu lugar” e compreender aquele ser humano a partir de como sente e percebe o mundo. Essa postura consiste, fundamentalmente, em compreender o “fenômeno” como ele se coloca, aqui e agora, e a partir desse momento buscar estratégias para que o cliente possa perceber-se e construir-se mais criativa e espontaneamente no desempenho dos seus papéis.
        A relação terapêutica no Psicodrama pressupõe papéis assimétricos. Há o cuidador e há o que se deixa cuidar, no entanto, a postura do psicodramatista é sempre de humildade e “ingenuidade” em relação àquilo que o paciente lhe trás, pois apesar de possuir o “saber”, o profissional nada será se não tiver a consciência de que o ser humano é único e vive e experimenta sua existência de forma particular... Cada pessoa que busca auxílio profissional, trás consigo um jeito peculiar de ser e estar no mundo e juntos, paciente e terapeuta podem desvendar, conhecer e compreender as relações que o cliente estabelece com a realidade que o circunda e a maneira com que este é atingido e/ou prejudicado por ela.
        O Psicodrama entende que o homem nasce espontâneo e que perde a capacidade de dar respostas adequadas aos eventos da vida, ao longo do desenvolvimento de suas relações (inadequação dos papéis dos cuidadores, abandono afetivo, entre outros). Dessa forma, entende-se, igualmente que, através do desenvolvimento de uma relação sadia entre paciente e terapeuta o sujeito poderá resgatar a “competência” para novamente apresentar respostas apropriadas aos acontecimentos da vida.Essa conquista pode resultar na construção ou fortalecimento de uma identidade mais coerente com o que está buscando ser. O resultado dessa harmonia entre o que se quer ser e o que se faz com a própria vida, pode ter como conseqüência uma pessoa mais inteira nos vínculos que estabelece e, portanto, mais feliz no mundo em que vive.
       Agradeço do lugar mais profundo da minha alma, pela profissão que tenho, pelo crescimento que experimento junto aos meus colegas e, principalmente, junto aqueles que confiaram a mim seus dramas e que permitiram que fizesse parte de suas vidas. São essas pessoas, que confirmam e fortalecem nosso papel, as responsáveis pela possibilidade de comemorarmos, legitimamente, o dia do Psicólogo!

2 comentários:

  1. Querida, Jo! Estou orgulhosa de tua inserção na blogosfera, até porque sei que indiretamente acabei te incentivando... O blog está muito bonito e cheio de ideias interessantes. Sucesso!!! E feliz dia do psicólogo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Lu, linda! Obrigada! Podes ter certeza de que acompanhar o desenvolvimento do teu blog, germinou em mim o desejo de construir um espaço para compartilhar minhas idéias, também! Bjs

    29 de agosto de 2010 05:21

    Postar um comentário

    ResponderExcluir