quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ESPONTANEIDADE OU CRISTALIZAÇÃO?!

               O mundo evoluiu numa velocidade que fez com que nos sintamos “perdendo um pedaço do filme”, já que definitivamente, nosso “tempo” não acompanha, nem processa as inúmeras modificações pelas quais os conceitos passam...A Era Industrial causou profunda revolução no cérebro humano e no conceito de tempo e espaço. Na Era da Informação nova e profunda reestruturação no processo de sobrevivência e evolução. E nós...corremos atrás!Essa dinâmica de tempo acelerada resulta numa desconexão com nosso Eu-interior e acabamos perdendo o eixo interno e nos distanciando de quem somos nós.Atentos às mudanças e buscando estar adequados a essas transformações, negligenciamos nosso maior potencial que é a espontaneidade.
           Espontaneidade, não espontaneismo, que é agir sem refletir. Espontaneidade: capacidade que o indivíduo possui de dar respostas adequadas a novas situações ou, ainda, de dar uma nova resposta a uma situação antiga. Ser espontâneo significa estar presente às situações, configuradas pelas relações afetivas e sociais, procurando transformar aspectos insatisfatórios. É estar adequado aos contextos em que vivemos, sem que isso esteja em conflito com os valores que desenvolvemos.
           É um conceito que considera o âmbito social, porém valoriza nossa essência. Desenvolver a capacidade de estar adequado às situações talvez seja nossa ferramenta mais valiosa, entretanto acabamos perdendo a espontaneidade em função de inúmeros fatores. Os motivos para que abafemos este recurso interno, podem ser a intensa agitação da vida moderna, as demandas, quase sempre maiores do que aquilo que podemos suportar, as intensas e freqüentes exigências dos diversos papéis que desempenhamos em nossa vida, ambiente familiar cujo clima é inibidor, entre outros. Há uma tendência habitual de substituirmos a espontaneidade por respostas fixas e reguladas, que não permitem reações novas ou originais. Por “segurança”, optamos por respostas automatizadas, que sempre foram dadas, por padrões familiares ou socialmente aceitas... Essa cristalização e inflexibilidade no pensamento e nas ações, nos leva ao adoecimento, fazendo com que nosso equilíbrio se perca, pois funcionamos somente sob a ótica do outro, um referencial externo que nada tem a ver conosco, muitas vezes!
        Um dos grandes segredos da vida saudável é poder viver em sintonia com valores e situações que fazem ressonância em nosso mundo interno... Viver sem a possibilidade de ter iniciativas pessoais e o reconhecimento de nossa vontade resultará, invariavelmente no embotamento da espontaneidade, sem a qual, nos tornaremos incapazes de dar resposta criativas e originais aos acontecimentos a nossa volta.
        Como seres humanos que se amam e respeitam, nosso compromisso é resgatar a saúde, nos sentirmos adequados no desempenho dos nossos papéis e nas relações. Precisamos reconhecer que nossas condutas e pensamentos estão realmente de acordo com nossos valores! Porque estaremos nos violentando ao seguir a “cartilha” do outro... Criemos o “hábito” saudável de valorizar e respeitar nosso eixo interno... Vivendo em consonância com nossa alma e mais conscientes e responsáveis pelo nosso papel no mundo...

4 comentários:

  1. Lindaaaaa!!! Adorei teu blog!! :D bjos mtos

    ResponderExcluir
  2. Oieeee!!!!!!
    Eu tenho que falar: IZIBIDAAAA!!!!!!!!! Que bom que escreves e escreces numa clareza maravilhosa! gostei muito.
    Beijos,
    Vanessa Alves

    ResponderExcluir
  3. Vanessa, amadinhaaaa! Que bom que tu gostaste!!! Ou vir isso pra mim é tudoooo!!!
    Bjks

    ResponderExcluir